PPGARQ - Grade curricular
Disciplinas obrigatórias para ambas as linhas de pesquisa
Código CAPESARQ00001
Título: Métodos e técnicas de pesquisa em arquitetura e urbanismo
EmentaCaracterísticas das especificidades do conhecimento científico e da pesquisa científica. Os objetos e objetivos da pesquisa em arquitetura e urbanismo e suas fronteiras com outras áreas do conhecimento. Discussão de métodos nas pesquisas recentes em “planejamento, tecnologia, história e projeto” e técnicas de pesquisa em arquitetura e urbanismo (observação de campo, análise histórica, análise documental, entre outras). Noções básicas de recursos e práticas de trabalho científico. Linguagem acadêmica e científica do texto. Subsídios para elaboração do projeto de pesquisa e artigos científicos
Disciplina obrigatória para a linha de pesquisa Planejamento e Avaliação do Ambiente Construído
Código CAPESARQ00006
Título: Métodos e técnicas de planejamento e avaliação do ambiente construído
EmentaApresentação e discussão dos conceitos de ambiente construído; sustentabilidade ambiental, planejamento, desempenho das edificações e do espaço urbano: avaliação pré e pós-ocupação. Investigação do ambiente construído utilizando fundamentos, métodos e técnicas de planejamento (estudos de campo, simulação computacional, avaliação multicritério, técnicas de diagnóstico em planejamento, cadastro fiscal, SIG, entre outros) e avaliação provenientes de múltiplos enfoques (sustentabilidade, conforto ambiental, mobilidade urbana, desempenho tecnológico de materiais de construção), visando à convergência de discursos específicos para o aprofundamento do conhecimento sobre o objeto de estudo
Disciplina obrigatória para a linha de pesquisa Teoria e Projeto
Código CAPESARQ00005
Título: Métodos e técnicas de leituras arquitetônicas e urbano-territoriais
EmentaA disciplina tem como objetivo instrumentalizar o aluno nos métodos e técnicas de leitura documental (cartográfica, iconográfica e textual), assim como analisar as diferentes teorias, métodos e técnicas de representação e avaliação crítica do objeto arquitetônico, da cidade, da paisagem e do território.
Disciplinas optativas para a linha de pesquisa Planejamento e Avaliação do Ambiente Construído
Código CAPESARQ00013
Título: Tecnologia de materiais de construção civil
EmentaA disciplina tem como objetivo geral estudar os principais aspectos da origem e produção dos materiais de construção e seus impactos na sustentabilidade do ambiente construído. Como objetivos específicos, o estudo de alguns materiais de construção mais sustentáveis, abordando os seguintes aspectos: caracterização física e mecânica, com ensaios de laboratório; legislação e normas sobre o tema; potencialidades da aplicação destes materiais na produção de habitações de interesse social; possibilidades de utilização de resíduos na produção de materiais de construção; principais sistemas,brasileiros e internacionais, de certificação ambiental do ambiente construído; e, estudos de caso. A disciplina prevê uma parte da carga horária teórica e outra experimental.
Código CAPESARQ00014
Título: Planejamento e avaliação da mobilidade urbana
EmentaA disciplina tem por objetivo apresentar e discutir os conceitos fundamentais que envolvem o planejamento urbano e o planejamento da mobilidade urbana; estudar os métodos e técnicas que envolvem o desenvolvimento de um Plano de Mobilidade Urbana; além de discutir os fatores de planejamento urbano (legislação urbanística, uso do solo e forma urbana), que influenciam na mobilidade urbana para tornar as cidades mais sustentáveis. A disciplina também abordará as seguintes temáticas: política nacional de mobilidade urbana, a questão da mobilidade urbana nos Planos Diretores Municipais, os elementos necessários para o desenvolvimento de um Plano Diretor de Mobilidade Urbana e os estudos dos problemas que envolvem a infra-estrutura urbana para os modos motorizados (de uso público) e não motorizados (ciclovias e calçadas). Todos estes temas servirão de base para a análise e proposição de soluções para os problemas de mobilidade que afetam as cidades brasileiras.
Código CAPESARQ00015
Título: Planejamento e avaliação bioclimática do espaço urbano
EmentaEstudos do clima como ferramenta para planejamento urbano; interações entre clima e o espaço urbano: influência da morfologia, recobrimento superficial e adensamento; conforto térmico na escala do pedestre: espaços de passagem e de permanência; métodos e técnicas de avaliação da qualidade térmica do espaço urbano.
Código CAPESARQ00016
Título: Planejamento e avaliação bioclimática das edificações
EmentaEstudos do clima como ferramenta para planejamento de edificações, a partir do conhecimento do zoneamento bioclimático brasileiro e das normas existentes em desempenho térmico e relativo à iluminação natural de edificações; discussão de métodos e técnicas de avaliação da qualidade térmica e da iluminação natural das edificações.
Código CAPESARQ00009
Título: Bioclimatismo na arquitetura e urbanismo
EmentaBioclimatologia humana e percepção ambiental do ambiente higrotérmico, luminoso, sonoro e da qualidade do ar, métodos e técnicas de coleta e tratamento dos dados climáticos visando o projeto
Disciplinas optativas para a linha de pesquisa Teoria e Projeto
Código CAPESARQ00012
Título: Patrimônios religiosos e formação urbana
EmentaA disciplina tem por objetivo analisar o processo de formação e desenvolvimento urbano em diversas cidades, originadas de patrimônios religiosos, no estado de São Paulo, durante a expansão cafeeira. Teremos como foco a investigação dos patrimônios criados na última metade do século XIX, observando quais as semelhanças entre os mesmos, do seu despertar até as primeiras três décadas do século XX. O período representou um ¨boom¨ urbano para o interior paulista, amparado na possibilidade de ocupação irregular das terras devolutas, no plantio extensivo do café e na ampliação da malha ferroviária, que moldaram cidades com muitas características comuns. Visamos pesquisar as semelhanças em questões relativas à própria gênese urbana através do patrimônio religioso, a implantação no sitio geográfico, a legislação, o traçado, as primeiras edificações, a importância da chegada da ferrovia, a criação da infraestrutura inicial e a relação entre os edifícios principais e suas áreas livres públicas.
Código CAPESARQ00011
Título: Cidade e Paisagem
EmentaA disciplina tem por objetivo apresentar e discutir os conceitos fundamentais que envolvem a relação entre cidade e paisagem: seriam duas noções historicamente opostas e excludentes? A disciplina busca estabelecer considerações sobre a relação entre a natureza e o urbano, analisando a repercussão que as atividades urbanas têm sobre seu entorno, na medida em que a paisagem urbana se enriquece quando a complexidade do sítio paisagístico se faz presente na forma e desenho da cidade. Também pretende analisar as permanências da estrutura agrária na formação da paisagem urbana nas cidades no oeste Paulista nas primeiras décadas do século XX. A disciplina irá abordar a questão dos espaços livres urbanos e das principais tipologias do verde urbano.
Código CAPESARQ00017
Título: Repertório vegetal e paisagístico na construção do território paulista
EmentaApresentar as principais caracteríticas do jardim paisagístico francês ou "jardin paysager" do século XIX, seus principais expoentes, as inovações técnicas e botânicas, a difusão deste modelo de jardim através dos catálogos e tratados de jardins, a atuação de alguns paisagistas e horticultores franceses no Brasil. Apresentar e discutir a atuação de algumas instituições de ensino e pesquisa, paisagistas, agrônomos, botânicos e firmas voltadas para a pesquisa e produção vegetal do final do século XIX às primeiras décadas do século XX no território paulista. Analisar a contribuição dos mesmos para o inventário, conservação e difusão de um repertório vegetal e paisagístico característico, notadamente expresso nas praças, jardins e na arborização urbana deste período. O enfoque final recai, sobretudo, nas cidades formadas ao longo das quatro linhas ferroviárias que ensejaram a ocupação do Oeste Paulista; contextualizando as transformações do espaço público com aquelas empregadas na capital paulista, em outras capitais do Brasil e no exterior. A discussão servirá de base para a compreensão de alguns jardins de valor histórico disseminados no Oeste Paulista, na capital paulista e em outras capitais do Brasil e, portanto, poderá dar suporte a inventários e à salvaguarda destes patrimônios.